quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Percepções sobre as leituras

   Os documentos publicados pelo MEC(1998) - os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) - pretendem contribuir para  melhoria da qualidade do ensino no País, documentos estes fundados em concepções teóricas recentes e inovadoras. No PCN de Língua Portuguesa, a intenção é de que as propostas apresentadas sirvam de apoio ao trabalho do professor, para que este permita aos alunos o uso eficaz da leitura e da escrita e dos benefícios de sua apropriação, diminuindo o fracasso escolar e possibilitando o efetivo exercício da cidadania.
    A leitura e a escrita são habilidades que crianças, jovens e adultos precisam se apropriar, instrumentos para a inserção social das pessoas e fortalecimento de suas identidades sociais, onde tenham seus direitos defendidos e que cumpram seus deveres, a fim de construir uma sociedade mais justa e igualitária.
    As crianças possuem um imenso repertório de conhecimentos fora da escola, que são adquiridos a partir das diferentes atividades vivenciadas em suas casas, assistindo televisão, convivendo com a tecnologia, entre outros. Saberes fundamentais para a aprendizagem escolar, pois toda construção de conhecimento científico é relacionado à vida cotidiana.
     Enquanto professores dos anos iniciais, nosso papel é fazer com que as crianças se apropriem da linguagem escrita, não como conteúdo escolar a ser aprendido, mas como ferramenta que interage com o seu mundo (infantil) e com a sua maneira de apropriar-se do mundo, utilizando-se de  conhecimentos do cotidiano como ponto de partida para as práticas e intervenções pedagógicas.

Um comentário:

  1. A escola, o professor, os alunos, têm uma caminhada a construir para garantir os eixos estabelecidos nos PCNs.

    ResponderExcluir