quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A criança de seis anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos.


         Considerar a realidade sociocultural dos alunos e o contexto da escola.
         Professoras têm em mente uma proposta de ensino na qual possam buscar referências metodológicas para projetar seus trabalhos junto às crianças.
         Para que uma proposta de ensino se torne um referencial e se materialize em uma prática de ensino adequada, ela deverá ser validada e reconstruída a partir dos conhecimentos que se tem das crianças e também das interações que se estabelecem entre os participantes do grupo escolar e deles com os objetos do conhecimento.
         Assim, avaliação e planejamento são fatores determinantes para a consolidação desta prática.
         O planejamento pedagógico, como projeto de trabalho do professor, só se torna efetivo se elaborado a partir da articulação entre a proposta de ensino e os sujeitos da aprendizagem.
         A prática de ensino consistente tem em sua conformação esse conjunto de elementos bem definidos. Pressupondo uma construção singular de cada professora com seu grupo de alunos ao mesmo tempo em que requer um trabalho coletivo envolvendo todo o corpo docente e os demais profissionais na sua elaboração.
         Essa construção cotidiana da prática educativa exige dos seus profissionais, a capacidade de fazer escolhas, criar, recriar, pesquisar, experimentar e avaliar constantemente suas opções.
         Somente uma prática pedagógica autônoma garante as condições para o exercício profissional competente e para a construção de uma educação comprometida com a qualidade referenciada socialmente.
         Tendo como eixo o principio da autonomia docente como condição, para a concretização da prática pedagógica que acreditamos ser de qualidade.
       Letramento;
       Desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita das palavras, frases e textos em sala de aula;
       Aquisição do sistema de escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica;
       O desenho e a brincadeira – formas de linguagem a serem exploradas no processo de alfabetização.
         Objetivos gerais: para o ensino da escrita;
         Eixos do plano didático: correspondem aos conteúdos da ação pedagógica;
         Objetivos de aprendizagem: correspondem ao que se espera que as crianças desenvolvam em relação às habilidades; construam em relação às representações e se apropriem em relação às práticas e aos modos de se relacionarem a língua escrita;
         Situações de aprendizagem: situações nas quais crianças e professoras adotam formas específicas para aprender e ensinar no contexto da escola.




Referência:


        MACIEL, Francisca Izabel Pereira.  BAPTISTA, Mônica Correia.  MOREIRA, Sara Mourão (orgs.). A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Belo Horizonte: UFMG/FaE/CEALE, 2009.

Um comentário:

  1. Oi Elisangela! Muito legal tuas reflexões!!
    Mas já pensaste como articular a prática que estás elaborando?Ligia

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