quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Oralidade e Leitura

     O desenvolvimento da oralidade está vinculado a formas de expressão oral da criança em sala de aula quando narra um acontecimento de seu cotidiano, quando lê um trecho de uma história e consegue ser clara, lendo com pontuações corretas, com entonação de voz, que possa transmitir a mensagem do autor, sendo um bom mensageiro, usando essa oralidade para comunicar-se e fazer-se entender. No mundo letrado não se lê e se escreve apenas, mas principalmente se fala.
      Já a leitura é um exercício de oralidade, ou seja, é através dela que a criança enriquece seu vocabulário, ampliando seus conhecimentos de mundo, transmitindo sua maneira de pensar e sentir através da oralidade e da escrita.
      Cabe ao professor em sala de aula promover discussões orais onde se pode constatar o progresso do aluno, também, incluir atividades de  produções textuais, interpretação de textos, proporcionando ao aluno um avanço gradativo em seu potencial de aprendizagem.

Um comentário:

  1. Pensa na possibilidade de gravar histórias narradas pelas crianças... podemos explorar Podcast ou outra ferramenta...

    ResponderExcluir